Novos Horizontes no Tratamento da Leucemia Mielóide Aguda em Idosos

Leucemia Mielóide Aguda (LMA) é um tipo de câncer do sangue que pode acontecer em qualquer idade, porém sua incidência aumenta com o passar dos anos.

Sua principal característica é a superprodução de glóbulos brancos imaturos, também conhecidos por blastos. Eles passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função, a de proteger o organismo contra infecções. Em grande quantidade na medula óssea ainda impedem a formação dos demais componentes do sangue normais como glóbulos vermelhos e plaquetas, responsáveis pela oxigenação e coagulação do sangue.

A Leucemia Mielóide Aguda é mais comum no idoso, ou seja, com transcorrer dos anos há um aumento de risco e um aumento das mutações genéticas que ocorrem nesta doença. E a maioria dos pacientes idosos não estão aptos a receber regimes de tratamento intensivo (quimioterapia) devido ao risco fatal de toxicidade inerente ao tratamento, sendo a causa mais comum de morte a falência da medula óssea. Idosos com Leucemia Mielóide Aguda, quando comparados com pacientes mais jovens com a mesma doença apresentam um prognóstico mais desfavorável e representam uma população muito heterogênea no que diz respeito às complicações relacionadas ao tratamento.

Desta forma, nesta população, há necessidade URGENTE de pesquisas para o desenvolvimento de tratamentos menos tóxicos e mais efetivos.

A Pesquisa Clínica é um processo de investigação científica em seres humanos para desenvolvimento de novos medicamentos e/ou para novas combinações terapêuticas com medicamentos já aprovados. Esses estudos são necessários para confirmar o mecanismo de ação de medicamentos, os possíveis benefícios e seus eventos adversos, além de possibilitar a oferta de tratamentos ainda não disponíveis na prática clínica. Todo estudo clínico passa obrigatoriamente pela avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa local, além do acompanhamento de outros órgãos regulatórios nacionais como CONEP e ANVISA, que, junto com a equipe envolvida no estudo, assegura que os direitos, a privacidade e o bem-estar dos pacientes estejam protegidos e acima dos outros objetivos do estudo.

No mês de julho de 2019 o Centro de Pesquisa da Clínica de Oncologia Reichow foi selecionado para participar de um Protocolo Clínico na Área de Hematologia. É um estudo multicêntrico, já em andamento em vários centros dos Estados Unidos e Europa e nos grandes centros de Pesquisa do Brasil, e agora disponível também em Blumenau. O Estudo é direcionado aos pacientes com Leucemia Mielóide Aguda recém diagnosticados, e não elegíveis para tratamento com Quimioterapia Intensiva, seja pela idade avançada ou pela presença de comorbidades.

Esta nova possibilidade de tratamento é uma excelente opção, neste cenário, já que temos poucas opções disponíveis para tratamento destes pacientes.

Em nosso Centro de Pesquisas existem outros estudos em andamento na área de Oncologia e em breve teremos disponíveis novos estudos na área de Hematologia também.

Para maiores informações, ou em caso de dúvidas peça para o seu médico entrar em contato com nosso centro de pesquisas pelo telefone (047) 3380-5890 / 3380-5891 ou eE- mail: centrodepesquisa@clinicareichow.com.br

Dra Luiza Beatriz Gonçalves Beber
Médica Hemato-Oncologista e Investigadora Principal na Área de Hematologia da Reichow Centro de Pesquisa
CRM 10924