Vacina da HPV e a sua relação com o câncer de colo de útero

Vacina da HPV e a sua relação com o câncer de colo de útero

Dia 17 de outubro é celebrado o dia nacional da vacinação e, aliado ao Outubro Rosa, não poderíamos deixar de falar sobre a importância da vacinação sobre tudo da HPV e a sua relação com o câncer de colo de útero.

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma das Infecção Sexualmente Transmissível (DST) mais comuns. Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Não há cura para o vírus, e as verrugas podem desaparecer por conta própria.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV. O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e em 2017, para meninos. Esta vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de colo de útero é o quarto tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer pele, câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. É importante sempre se atentar ao seu calendário vacinal, a melhor forma de cuidado é a prevenção correta! 

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp