Remissão de câncer

É considerado remissão de câncer quando mais nenhuma célula cancerígena é encontrada no organismo após o tratamento da doença.

Ou seja, a remissão de câncer é considerada o processo de cura do tumor, essa podendo ser total ou parcial, porém, mesmo sendo uma etapa importantíssima para o paciente e família, ainda há um caminho a ser seguido que requer cuidados e acompanhamentos por alguns anos.

É importante saber que a remissão não necessariamente quer dizer que a pessoa está curada para sempre, pois ainda existe a possibilidade de a doença reaparecer no mesmo local ou em outra parte do corpo.

Consideramos remissão parcial aquela em que ainda se encontra algum sinal ou sintoma da neoplasia, mas você não encontra células neoplásicas (célula cancerígena). Já a completa, após o tratamento proposto, não é encontrada nenhuma célula neoplásica (célula cancerígena), sinal ou sintoma no organismo.

O paciente em recidiva de câncer deve manter vários cuidados e acompanhamentos médicos, como exames e consultas de rotina para o monitoramento das células neoplásicas.

A remissão efetivamente pode ser considerada total em torno de 5 anos após a conclusão do tratamento, ou seja, durante esse período, não apresentar nenhum indício de sinal ou sintoma de recidiva do tumor.

CLÍNICA DE ONCOLOGIA REICHOW⠀⠀⠀⠀
📌 Rua Sebastião Cruz, 90 – Jardim Blumenau – Blumenau/SC⠀⠀⠀⠀