Qualidade do cuidado prestado ao Paciente Oncológico

Qualidade do cuidado prestado ao Paciente Oncológico

A Enfermeira Vivian Daiana Wollinger, publicou o texto “Qualidade do cuidado prestado ao paciente oncológico” na Revista Saúde®. Confira aqui!

A Clínica de Oncologia Reichow foi fundada em 2006 e desde então vem evoluindo na área oncológica através de tratamentos especializados, meios diagnósticos e pesquisa clínica. A clínica conta hoje com uma equipe multiprofissional e tem como principal objetivo proporcionar um atendimento seguro e humanizado aos pacientes.

O impacto do diagnóstico e seu tratamento implicam diretamente no dia a dia dos pacientes e a Enfermagem caminha ao lado deles durante todo o processo. Ela tem um papel fundamental no controle dos eventos adversos e nas consequências do tratamento sobre o desempenho físico, psicológico e social do paciente. Além do conhecimento técnico/científico é indispensável prestar uma atenção integral e humanizada, visando sempre a melhor qualidade de vida aos pacientes.

Apesar da evolução da medicina, muitos tratamentos quimioterápicos utilizam a via endovenosa. Devido às características das drogas citotóxicas e à dificuldade capilar de muitos pacientes, ocorre a fragilidade venosa periférica frequentemente.

É competência e responsabilidade do enfermeiro a administração de medicação por via endovenosa. Para garantir uma administração segura de medicamentos, o enfermeiro tem o dever de conhecer a terapia prescrita pelo médico, ter domínio na escolha e obtenção de um bom acesso venoso, saber identificar alterações locais inerentes à infusão venosa e estar apto a reconhecer possíveis efeitos colaterais dos extravasamentos.

Antes de iniciarem o tratamento, os pacientes recebem orientação em relação ao acesso venoso mais adequado para o tratamento proposto, de acordo com os protocolos utilizados.

Em alguns casos, é necessário o uso de recursos que viabilizem o acesso venoso, tornando segura a administração das drogas. Alguns dos recursos disponíveis no mercado e indicados para a oncologia são: o cateter venoso central, o Porth-a-Cath, e o cateter venoso central de inserção periférica, conhecido como “PICC” (Peripherally Inserted Central Catheter).

O cateter venoso central totalmente implantado é indicado para os pacientes que serão submetidos à quimioterapia a longo prazo, para utilização de drogas vesicantes ou pacientes mastectomizadas bilateralmente com linfadenectomia. Este método reduz a dor e a ansiedade relacionada a múltiplas punções, proporciona maior liberdade ao paciente e segurança ao profissional na hora da administração dos medicamentos.

Atualmente um método muito indicado para a oncologia é o PICC, por não necessitar de intervenção cirúrgica e se tratar de um método seguro, com menor risco de complicações mecânicas e infecciosas, que pode permanecer por semanas e até mesmo meses.

Estamos sempre em busca de novas tecnologias e novos métodos que possam assegurar qualidade, segurança assistencial e satisfação aos pacientes, com intuito principal de aprimorar, constantemente a qualidade do cuidado prestado.

Confira no link a seguir a matéria na íntegra: https://rsaude.com.br/jaragua-do-sul/materia/qualidade-do-cuidado-prestado-ao-paciente-oncologico/19220

Vivian Daiana Wollinger
Enfermeira Oncológica e Coordenadora do Setor de Quimioterapia da Clínica de Oncologia Reichow
COREN 114720/SC

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp