Prevenção do Câncer: entenda a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença

Os tumores vão aumentando de tamanho e podem comprometer o funcionamento de órgãos e estruturas, se espalhando pelo organismo. Quando eles atingem locais mais distantes e sem relação com o lugar de origem, a situação recebe o nome de metástase.

O que é o câncer?

Câncer é uma terminologia usada para se referir a um conjunto bastante abrangente de doenças, que têm como característica principal o desenvolvimento desordenado das células. Sendo assim, essas células vão se dividindo e se agrupando, formando os chamados tumores.

Em geral, o câncer é provocado por um único problema: a alteração da estrutura genética do DNA. Imagine que cada célula tem uma espécie de script, que traz informações de como ela deve se desenvolver. Quando está saudável, a célula segue esse plano, crescendo e se dividindo dentro do esperado. Já quando ocorre uma mutação, a situação é outra.

A mutação é uma alteração nessas instruções ou script que as células recebem. Com a informação genética alterada, elas passam a crescer de forma desordenada, causando problemas para a saúde local e geral do indivíduo.

Quais os tipos de câncer mais comuns?

Um câncer pode ser classificado de diferentes maneiras. Ele pode ser um tecido de sangue, um tecido formador de sangue e um tumor sólido, por exemplo. Além disso, podem ser classificados de acordo com o seu órgão de origem. Em geral, eles se encaixam em algum dos subgrupos que você verá a seguir.

Leucemias e linfomas

Elas atingem o sangue, os tecidos formadores de sangue e o sistema imune. No caso das leucemias, o organismo produz mais células doentes do que saudáveis na medula. Já os linfomas aumentam os linfonodos, que se tornam inchaços e bolas que se formam nas axilas, pescoço, virilha ou outros locais.

Carcinomas

Os carcinomas atingem as células responsáveis pelo revestimento e proteção da pele, pulmões e dos órgãos internos em geral. Eles são bastante frequentes em idosos e podem se manifestar em forma de câncer de pele, estômago, tireoide, entre outros.

Sarcomas

Os sarcomas atacam as células que formam estruturas como músculos, ossos e vasos sanguíneos. Um exemplo clássico desse tipo de câncer é o osteossarcoma, uma doença que ataca os ossos. Uma curiosidade é que esse tipo de disfunção é mais frequente em jovens do que em idosos.

Existem muitos tipos diferentes de câncer. São mais de 100 e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os mais recorrentes deles no mundo incluem:

● câncer de pulmão — 2,1 milhões de pessoas;

● câncer de mama — 2,1 milhões de pessoas;

● câncer de cólon e reto — 1,8 milhão de pessoas;

● câncer de próstata — 1,3 milhão de pessoas.

Os países que mais apresentam diagnósticos de câncer são aqueles que têm um maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, no Brasil há uma estimativa de que, nos últimos três anos entre 2020 e 2022, 625 mil novos casos de câncer estão surgindo. No país, os mais incidentes entre eles são:

● câncer de pele não melanoma — 177 mil;

● cânceres de mama e próstata — 66 mil cada;

● câncer de cólon e reto — 41 mil;

● câncer de pulmão — 30 mil;

● câncer de estômago — 21 mil.

Dados do INCA ainda apontam a mortalidade dos pacientes conforme o local do tumor inicial e o gênero. Veja os locais onde os cânceres que mais vitimam homens se iniciam:

1. traqueia, brônquios e pulmões (13,6%);

2. próstata (13,5%);

3. cólon e reto (8,4%);

4. estômago (7,5%);

5. esôfago (5,5%);

6. fígado e vias biliares intra-hepáticas (5,2%);

7. pâncreas (5,0%);

8. sistema nervoso central (4,1%);

9. cavidade oral (4,1%);

10. laringe (3,3%).

Já nas mulheres, a ordem é a seguinte:

1. mamas (16,5%);

2. traqueia, brônquios e pulmões (11,6%);

3. cólon e reto (9,6%);

4. colo do útero (6,1%);

5. pâncreas (5,5%);

6. estômago (4,7%);

7. fígado e vias biliares intra-hepáticas (4,3%);

8. sistema nervoso central (4,2%);

9. ovários (3,6%);

10. sangue/leucemias (2,8%).

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas e sinais de um câncer podem ser bastante abrangentes e surgirem de formas diferentes em cada organismo.

No geral, muitos dos sintomas estão associados ao órgão ou local que foi cometido pelo desenvolvimento das células. Alguns sinais mais frequentes da doença são:

● surgimento de pintas com bordas irregulares;

● incidência de feridas que não cicatrizam;

● recorrência de infecções ou de anemia;

● presença de sangue nas secreções e nas fezes;

● aparecimento de dores sem motivos aparentes;

● excesso de fadiga;

● perda de peso repentina e sem explicação;

● crescimento de nódulos ou inchaço de zonas específicas;

● ocorrência de convulsões.

É importante entender, no entanto, que o câncer, quando no início, não apresenta sinais tão claros e raramente provoca dor. Esses são sintomas de uma doença já em estágio mais avançado. Então, dependendo da intensidade do que você sentir, é preciso ligar o alerta e procurar o seu médico o quanto antes.

Qual é a importância do diagnóstico?

O câncer é considerado o principal problema de saúde no mundo e também é responsável por uma parcela significativa de óbitos classificados como prematuros, que acontecem antes dos 70 anos.

Em função disso, é muito importante que seja incorporada uma estratégia de confronto a essa situação, evitando que mais e mais pessoas acabem desenvolvendo a doença.

O diagnóstico precoce do problema é, sem sombra de dúvida, a melhor chance do paciente de tratar e vencer o câncer. Depois da adoção de hábitos saudáveis e preventivos, essa é a melhor abordagem para obter sucesso no tratamento.

É por isso que as consultas médicas e os exames de rotina são tão recomendados. Eles ajudam a descobrir os casos de câncer em estágio inicial, momento em que o organismo tem maiores condições de reagir ao tratamento e às intervenções.

Parte dos cânceres pode ser diagnosticada a partir dos sinais dados pelo organismo, mas nem todos eles mandam avisos prévios. Vários tipos da doença são silenciosos e só detectáveis por meio de um rastreamento feito quando nem mesmo há a presença de sintomas.