Método inovador de terapia para queda do cabelo em pacientes oncológicos chega em Blumenau

Método inovador de terapia para queda do cabelo em pacientes oncológicos chega em Blumenau

Mesmo com o avanço da medicina, um dos efeitos mais comuns nos tratamentos quimioterápicos é alopécia, a queda do cabelo.

Alguns tipos de quimioterapia danificam as células responsáveis pelo crescimento do folículo capilar, causando a queda tanto parcialmente ou totalmente. Quase sempre o cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após o término do tratamento.

A queda de cabelo durante o tratamento oncológico influencia diretamente na autoestima do paciente, principalmente porque o visual (careca) geralmente é associado a uma pessoa doente. Com a intenção de melhorar e aumentar a autoestima e a autoconfiança de seus pacientes a Clínica de Oncologia Reichow de Blumenau oferece a seus pacientes uma tecnologia pioneira no combate a queda de cabelo, durante o tratamento oncológico, a crioterapia capilar, conhecida como Touca Inglesa.

A crioterapia capilar é o método de resfriamento capilar, utilizado como tratamento para prevenir a queda do cabelo durante o tratamento quimioterápico, atuando na vasoconstricção do couro cabeludo durante a infusão da quimioterapia e redução geral da citotoxicidade da droga.

O Sistema Paxman vem sendo estudado, desenvolvido e testado em diversos centros avançados de pesquisa há mais de 20 anos. Em alguns países, ela já é parte integrante do tratamento não só do câncer de mama, como de todos os tumores sólido.

O sistema é composto por uma unidade cassete cicladora de refrigeração e compacta, onde circula um líquido especial de refrigeração a -4ºC. As toucas são compostas de silicone leves, confortáveis, ajustáveis e indolores. Este método permite manter a temperatura constante do couro cabeludo a uma temperatura entre 18°C e 22°C. Este sistema de resfriamento é o único no mercado brasileiro inclusive com aprovação da FDA (Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) nos EUA. 

Em 2019, o tratamento passou a fazer parte das Diretrizes de Prática Clínica em Oncologia da NCCN - National Comprehensive Cancer Network - para pacientes que vão iniciar o tratamento para câncer de mama.

A Clínica de Oncologia Reichow de Blumenau, vem utilizado com sucesso a crioterapia em seus pacientes, e os mesmos já desfrutam de benefícios da redução do risco de queda do cabelo. Em consequência, observamos a melhora da autoestima, preservação da autoimagem, trazendo mais qualidade de vida durante o tratamento.

Para maiores informações, ou em caso de dúvidas entrar em contato pelo telefone (047) 3380-5858 ou e-mail: quimioterapia@clinicareichow.com.br


Vivian Daiana Wollinger 
Enfermeira Oncológica e Coordenadora do Setor de Quimioterapia da Clínica de Oncologia Reichow
COREN 114720/SC

CLINICA DE ONCOLOGIA REICHOW LTDA - CNPJ: 03.354.642/0001-87

icon-natela Natela - Soluções Web
Ícone whatsapp