Tratamentos

A Clínica de Oncologia Reichow oferece uma linha completa de tratamentos para combater o câncer. Hoje, contamos com uma equipe multiprofissional e uma infraestrutura completa, proporcionando conforto, segurança e tranquilidade, além de tratamento especializado e humanizado aos pacientes.

Quimioterapia

A quimioterapia refere-se ao conjunto de substâncias que atuam impedindo a divisão da célula, causando danos nas moléculas de DNA e/ou RNA e acarretando em morte celular. Ela age sobre as células que crescem e se dividem rapidamente, como as células do câncer. Entretanto, algumas células saudáveis de rápido crescimento também podem ser atingidas, como as da pele, cabelo, intestino e medula óssea. Os efeitos colaterais costumam ser provocados pelo impacto da quimioterapia sobre as células saudáveis. A maioria é administrada sob a forma endovenosa, mas em alguns casos há disponibilidade oral, intravesical, injetável na cavidade abdominal, torácica ou líquor.

A depender da estratégia, há diversas modos da quimioterapia ser empregada:

• Monoquimioterapia: administração de apenas um agente quimioterápico.

• Poliquimioterapia: associação de vários citotóxicos que atuam com diferentes mecanismos de ação, sinergicamente, com a finalidade de diminuir a dose de cada fármaco individual e aumentar a potência terapêutica de todas as substâncias juntas.

• Quimioterapia Adjuvante: quimioterapia que se administra geralmente depois de um tratamento principal como a cirurgia, para diminuir a incidência de recidiva do câncer.

• Quimioterapia Neoadjuvante ou de Indução: tratamento realizado antes do tratamento cirúrgico ou da radioterapia, com a finalidade de diminuir a carga tumoral e melhorar os resultados da cirurgia ou da radioterapia. Além disso, permite avaliar a sensibilidade do câncer ao tratamento.

• Quimioterapia concomitante com radioterapia: quando a quimioterapia e a radioterapia são administradas em conjunto, com a finalidade de potencializar os efeitos da radiação.

• Quimioterapia paliativa: tratamento que tem o objetivo de reduzir o volume de doença quando não se consegue erradica-lo completamente,de forma a controlar os sintomas do paciente, melhorar sua qualidade de vida e aumentar o tempo de sobrevida.

Referências bibliográficas:


DeVita Jr, VT, Lawrence TS, Rosenberg SA. DeVita, Hellman, and Rosenberg’s Cancer: Principles & Practice of Oncology. 10thEdition. Wolters Kluwer, 2015. 2234 pages.

Niederhuber JE, Armitage JO, Doroshow JH, et al.Abeloff’sClinicalOncology.5thEdition. Elsevier, 2014. 2186 pages.

Maluf FC, Buzaid AC, Varella D. Vencer o câncer.  São Paulo: Dendrix, 2014. 521 páginas.

SERVIÇOS OFERECIDOS

ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA

CENTRAL DE DILUIÇÃO

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM MOLECULAR

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

MANUTENÇÃO DE CATÉTER IMPLANTÁVEL

Estrutura Completa em Oncologia

Equipe
MULTIPROFISSIONAL

Nosso time é formato por profissionais capacitados e dedicados que prezam acima de tudo, pelo seu bem estar.

Equipamentos
MODERNOS

Equipamentos modernos e desenvolvidos com o que há de mais recente em termos de tecnologia para o tratamento contra o câncer.