23 de agosto de 2017

NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA

Criar hábitos alimentares saudáveis é importante em qualquer etapa da vida. Porém, causa preocupação maior se a saúde, o corpo ou a mente estiver debilitado. Uma alimentação equilibrada fornece ao organismo nutrientes necessários para que o corpo realize suas tarefas diárias, fortalece as defesas do organismo e auxilia na reparação dos tecidos durante e após o tratamento oncológico. Contribuindo assim, para o bem-estar do paciente.

Alguns tratamentos, como a quimioterapia, causam efeitos colaterais que enfraquecem o organismo. Por isso, o acompanhamento nutricional é fundamental. Uma alimentação adequada ajuda a prevenir a desnutrição e melhora a resposta imunológica. Proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Além disso, minimiza as complicações e as interrupções provenientes do tratamento.

Para uma alimentação equilibrada deve-se obter bons hábitos alimentares, como por exemplo:

Realize 5 a 6 refeições por dia; Consuma todos os dias frutas, verduras e legumes, dê preferência in natura, sempre com uma higienização adequada;
Prefira alimentos integrais, como os pães;
Consuma o tradicional arroz com feijão;
Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras e frituras;
Consuma alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos, leite e derivados;
Beba cerca de 2 litros de líquidos por dia, dando preferência para água e sucos naturais;
Consuma alimentos com a temperatura de morna a fria.
O acompanhamento nutricional é de suma importância nesse período de tratamento. Procure a opinião de um profissional nutricionista.

Raquel Nascimento Telles de Moraes

Nutricionista